Balneario Camboriu

Balneário Camboriú : Praia do Pinho

A primeira praia de nudismo do Brasil

Praia do Pinho
Praia do Pinho
Praia do Pinho
Praia do Pinho
Praia do Pinho
Praia do Pinho
Praia do Pinho

A Praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo oficial do Brasil, sendo também reconhecida por suas belezas naturais e pela filosofia de vida dos seus freqüentadores.

Com seus 500 metros de extensão, a área é formada por areias claras de espessura média, possui mar com ondas fortes e de água límpida e é envolta por costões e montanhas com uma vegetação quase intocada, o que garante total privacidade, proporcionando os primeiros indícios da prática do nudismo neste local, em meados de 1983. Na ocasião, algumas dançarinas de uma famosa casa de shows da cidade “Mario’s House” e outros poucos casais se aventuravam a despir-se em meio a esta praia tão paradisíaca, na época deserta, rodeada pela exuberante mata atlântica e de difícil acesso.

A Praia do Pinho ganhou notoriedade nacional através da reportagem de Tarlis Batista, publicada na extinta Revista Manchete, de 25 de fevereiro de 1984, com o título “TODO MUNDO NU EM CAMBORIÚ”. Em sua reportagem Tarlis contou: “algumas praias sofisticadas, como Ipanema, arriscam o seu “topless” de vez em quando. Mas a nudez explicita e total que já chegou ao Brasil, embora muitos ainda não saibam é privilégio de uma praia do tradicionalmente recatado sul: Camboriú, Santa Catarina. Alguns dizem que tudo começou por influências dos argentinos, que há muitos anos invadem Camboriú durante as férias. Seja qual for a razão, o campo de naturalismo do balneário catarinense é o primeiro e único no gênero em nosso país.”


Carregada em 0,01562500 segundos