Igreja da Barra em Balneário Camboriú
Balneário CamboriúAmantes da história e que viajam sempre a procura de curiosidades da cultura e da arquitetura local. Pois saiba que a jovem Balneário Camboriú também reúne algumas construções interessante que retratam seu início, antes mesmo de virar município oficialmente.
O Bairro da Barra em Balneário Camboriú é considerado o berço dessa cidade que possui 55 anos.
Aqui você encontrará no alto de um monte uma pequena e singela capelinha, edificada em 1810, pelas especulações. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso com sua arquitetura colonial e que se tornou um símbolo da cidade, já não é mais Matriz e hoje carrega o nome de Capela de Santo Amaro.
A construção foi erguida em pedra bruta e argamassa à base de óleo de baleia. Suas telhas tem formato artesanal, e foram transportadas por escravos. Característica de arquitetura portuguesa em seu interior possui imagens de santos padroeiros doadas pela Família Real Portuguesa.
Está entre as mais antigas de Santa Catarina, sendo que o prédio foi tombado, em 1998, pelo Patrimônio histórico do Estado e do Município. Em 2008, ele teve uma intervenção de restauro o que trouxe inclusive as cores originais para o interior da Capela.
A Capela de Santo Amaro compõe todo cenário açoriano do bairro da Barra. Outras construções integram essa arquitetura, como a Casa Linhares que é considerada um ponto de cultura. Ali a Praça do Pescador com grandes árvores harmonizam um ambiente bem aconchegante.
Há alguns anos o local ganhou a famosa Passarela da Barra ligando então o bairro a Barra Sul. Em breve, também será construído um mercado público, uma vez que a atividade da pesca artesanal continua a sustentar muitos moradores da região.
Eventos e agitos
O Bairro além de possuir um resgate histórico de como tudo começou em Balneário Camboriú, traz ainda algumas atividades culturais de relevância na região.
Aqui se encontra, por exemplo, o grupo de Maracatu Nova Lua.Ocorre também a Festa do Bom Sucesso, no mês de julho, próximo às comemorações do aniversário da cidade. Além das apresentações artísticas, as barraquinhas trazem gastronomia típica e a tradicional tainha na brasa não pode faltar.
Nesse período ocorrer ainda o Arrancadão de Canoas Artesanais, uma disputa saudável entre pescadores que atrai muito o público. Na festa acontece ainda o arremesso de tarrafa, cabo de guerra, dominó e diversas outras atividades.
Fatos ou lendas
Moradores locais e histórias contam que no dia da assinatura da Lei Áurea, que levou o Brasil a abolir a escravatura, escravos locais tocaram o sino por 24 horas ininterruptas. Isso inclusive levou a rachadura do sino.
O sino continua dentro da Igreja disponível a visitação. E novo sino que o substituiu é algo muito simbólico para os moradores locais. Aliás, toda vez que há um falecimento de alguém da comunidade o sino tem um toque especial.
Outra curiosidade é que a capela é muito parecida com a de Nossa Senhora das Graças, que fica em Olinda, no estado de Pernambuco. Por isso, acredita-se que foram os jesuítas que apresentaram o projeto na época. Como não há muitos registros especula-se que essa foi a segunda Igreja construída no estado, a primeira teria sido em Ribeirão da Ilha em Florianópolis. Mas a falta de registros não deixa provar sua data exata.
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-feira - 13h às 18h